PARE DE DAR ORDENS QUE ELES OBEDECEM

May 14, 2018

   Quando você quer que a criança coopere com algo, geralmente dá uma ordem? E depois você começa a pedir mais e mais (e aumentar o tom)  porque percebe que seu filho não está “dando ouvidos” para sua ordem? E quando você se dá conta já tem um caos instalado naquela situação que envolve estresse, gritos, castigos e punições? As ordens e os longos sermões só fazem a criança se sentir mal ou entrar numa disputa de poder com os pais. A luta de poder, quando acontece, não é porque a criança é birrenta, mas sim porque é próprio do ser humano buscar um sentido na suas relações para se sentir aceito e ouvido. Isso não acontece quando ela só recebe as ordens e nós, adultos, nos apresentamos como o sabe-tudo da relação. Mas, como fazer a criança colaborar com as coisas mais corriqueiras do dia a dia sem que isso se torne uma batalha diária em nossa vida?

 

Demonstrando respeito! Existe várias formas de fazer isso...Uma abordagem positiva pode ajudar você!

 

1. FAÇA PERGUNTAS OFERECENDO ESCOLHAS QUE LEVAM A ALCANÇAR O OBJETIVO

  • Você quer tomar banho agora ou quando acabar o desenho?

  • Você quer fazer a tarefa antes ou depois do almoço?

  • Você quer tomar o remédio no copinho ou na colher?

As escolhas demonstram respeito porque dá possibilidades. E se a criança responder que não quer nenhuma das alternativas, diga para ela, com carinho, que "não temos uma terceira opção", se for o caso. Dependendo da situação, uma outra opção é bem possível e, ás vezes justa. Pergunte: "qual sua sugestão, então?". Você pode se surpreender com a resposta. Certa vez, perguntei a um de meus filhos se ele queria parar um pouco de montar o quebra-cabeça para escovar os dentes ou se preferia depois que o montasse. Ele prontamente falou que nenhum dos dois. Quando busquei pela terceira opção, ele me disse: quero ir quando encaixar mais 10 peças. Para mim, foi uma ótima alternativa e sabe porque ele fez questão de cumprir direitinho? Porque ele fez parte da decisão.

 

2. VOCÊ PODE FAZER PERGUNTAS QUE LEVAM A REFLEXÃO.

       Faça perguntas sempre que quiser que seu filho faça algo porque, assim, ele se sente respeitado e isso desperta um desejo de cooperação.O que você tem que fazer para não se atrasar para a escola? Além do mais, dá uma sensação de que a criança compartilhas poderes nesse lar.  Ou você deseja uma criança que só aprende o que é submissão?

  • O que se deve fazer com os brinquedos quando acaba a brincadeira?

  • Como você planeja fazer essa tarde para alcançar uma boa nota na prova de amanha?

3. DESCREVA CENAS

  • Vejo papéis no chão

  • Toalhas na cama

  • Brinquedos no chão

        Para esse caso, ajuda muito ser criativo e usar uma fala de robô, um bilhetinho, falar cantando..... use o humor, sem estresse!

 

 

 

SE VOCÊ FOSSE UMA CRIANÇA, SENTIRIA VONTADE DE AJUDAR SE ESCUTASSE SUA MÃE ORDENANDO AOS GRITOS  ASSIM?

  • Você vai se atrasar! Vista logo essa farda!

  • Vá já tomar o remédio! 

  • Apanhe os brinquedos agora! 

sca de resposta. Além do mais, dá uma sensação de que a criança compartilhas poderes nesse lar.  Ou você deseja uma criança que só aprende o que é submissão?

Pense nisso!

Please reload

Our Recent Posts

Please reload

Archive

Please reload

Tags

Please reload